O que são as Old Charges e o que elas significam para os Maçons atuais?

06/09/2025

As Old Charges, ou Antigas Obrigações, são os documentos mais antigos e que fornecem a primeira evidência escrita do ritual maçônico inglês, incluindo senhas e sinais de reconhecimento usados pelas guildas de pedreiros medievais. Elas surgiram no final do século XIV, quando essas guildas atuavam como grupos de pressão econômica para negociar salários e práticas trabalhistas, mas também cumpriam funções sociais e religiosas, como oferecer educação básica e apoiar atividades ligadas à Igreja.


Esses manuscritos eram divididos em três partes principais: uma declaração de fé religiosa (crença em um Deus Trinitário) e lealdade ao rei e às autoridades; uma "História Tradicional" que vinculava a Maçonaria a figuras históricas para legitimar sua existência; e um conjunto de regras que governavam a organização das Lojas e o ofício da cantaria. Sua função era justificar negociações salariais em um contexto onde isso era proibido, além de fortalecer a coesão do grupo.


A leitura das "Old Charges" em voz alta era um momento solene, onde novos membros juravam obedecer aos códigos de conduta, lealdade e segredos do ofício. Elas não apenas estruturavam a vida prática das guildas, mas também reforçavam valores como apoio mútuo, fidelidade à Coroa e à Igreja, e a importância da tradição. Hoje, as Old Charges representam a principal fonte para conhecermos a os detalhes e a evolução da Maçonaria Operativa para Especulativa. É uma coletânea de documentos indispensáveis a todo maçom.

Se você quer ter as Antigas Obrigações em seu acervo particular, uma notícia especial: amanhã, 06 de setembro de 2025, será lançado o Volume I da coleção "Old Charges - As Antigas Constituições Maçônicas"! Esta edição inédita, em três volumes, trará traduções diretas e comentários dos manuscritos originais. Uma obra indispensável para quem quer entender a base da Maçonaria!

 Fiquem de olho!