Maçons celebram 250 anos da Revolução Americana em grande estilo

14/06/2025

Na próxima segunda, 16 de junho, a Grande Loja de Massachusetts e os maçons da região de Boston participam da reinauguração do Monumento da Batalha de Bunker Hill, em Charlestown — evento que marca também os 200 anos da colocação da pedra fundamental original.

"Dois Séculos de Glória" começa com uma procissão às 9h30, saindo do Navy Yard com maçons paramentados, veteranos e grupos cívicos. Às 10h, será realizado um ritual maçônico histórico, reencenando a cerimônia de 1825 que teve a presença de Lafayette e do senador Daniel Webster.

Às 18h, a Old South Meeting House receberá uma celebração com músicas, leituras e o brinde original de Lafayette à liberdade, encerrando o dia com patriotismo e emoção.

O Dr. Joseph Warren, herói da Batalha, era Mestre da Loja St. Andrews e Grão-Mestre Provincial. A Loja King Solomon ergueu o primeiro memorial em 1783 e doou o terreno em 1823 com a condição de preservar sua história — o que foi feito com uma réplica do monumento original e a exibição do avental maçônico de Warren no local.

A Maçonaria teve papel crucial nessa memória, mesmo quando o clima antimaçônico do século XIX os impediu de participar oficialmente da inauguração do obelisco em 1843.

Para mais notícias maçônicas, acompanhe as nossas redes sociais.