Exposição sobre a Maçonaria é destaque em Galeria de Arte de Minas Gerais

A Galeria de Arte do Fórum da Cultura, em Juiz de Fora (MG), inaugura nesta quinta-feira (5), às 18h30, uma exposição que destaca o papel central da Maçonaria na história brasileira e local. Em momento de renovado interesse global pela Ordem, que enfrenta desafios contemporâneos de visibilidade, relevância, e preconceito, a mostra chega para contextualizar sua trajetória milenar, desde guildas medievais de construtores até sociedade filosófica defensora de liberdade, igualdade e fraternidade.
Em Juiz de Fora, painéis maçônicos, documentos originais e elementos gráficos revelam como Lojas locais impulsionaram o crescimento urbano no século XIX, fundando escolas, hospitais e fomentando debates culturais. Longe de ser apenas uma ordem discreta, a Maçonaria atuou como catalisadora de progresso social, unindo elites em rituais simbólicos inspirados na arquitetura sagrada, na ética moral e na busca pela verdade universal.
Gratuita ao longo de todo fevereiro no segundo pavimento do Fórum da Cultura, criado em 1981 para preservar a memória coletiva, a exposição convida o público a decifrar ícones eternos como compasso e esquadro, conectando o legado maçônico ao cotidiano da cidade. Iniciativas assim desmistificam preconceitos, aproximam a sociedade de uma instituição vital e mostram como seus ideais iniciáticos ainda podem enriquecer comunidades modernas.

