(1822) 🇧🇷 Fundação do Grande Oriente do Brasil

17/06/1822

Fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas — Comércio e Artes, União e Tranqüilidade e Esperança de Nictheroy — o primeiro Grão-Mestre do GOB foi José Bonifácio de Andrada e Silva, que após a fundação passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy. Em 1822, o então Príncipe Regente e futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro I, tornou-se o segundo Grão-Mestre do GOB.

Em 1843, o GOB estabeleceu sua sede no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro. Em 1960, sua sede administrativa foi transferida para Brasília, sendo oficialmente instalada em 1978 no Palácio Maçônico "Jair de Assis Ribeiro", uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do GOB e do Grande Oriente do Estado de Goiás. Este imponente edifício, de formato triangular, ocupa uma área superior a 7.800 metros quadrados.

O GOB teve um papel destacado na Independência do Brasil, além de sua participação crucial na Proclamação da República, evento realizado pelo então Grão-Mestre do GOB, o Marechal Deodoro da Fonseca.