(1738) 🇫🇷 Fundação da Grande Loja da França

Primeiras lojas por exilados jacobitas e ingleses por volta de 1725; formação da primeira Grande Loja da França em 1738. Desenvolvimento de "Altos Graus" com temáticas cavalheirescas e herméticas.
As primeiras Lojas francesas foram criadas a partir de 1725, sob o impulso da Grande Loja de Londres, fundada em 1717 (ou, mais provavelmente, em 1721). Antes de se tornarem independentes, as Lojas fundadas por Londres eram geralmente agrupadas em estruturas relativamente leves, conhecidas como Lojas Grandiosas Provinciais ou Inglesas, cujos Grãos Mestres eram geralmente súditos britânicos. Na França, os primeiros três Grãos Mestres da primeira Grande Loja da França documentados desde 1728 eram ingleses ou escoceses: o Duque de Wharton, que foi Grão Mestre da Grande Loja de Londres entre 1722 e 1723 e se mostrou mais um aventureiro oportunista, o baronete escocês James Hector Mac Leane e o inglês Charles Radclyffe, Conde de Derwentwater, sendo os dois últimos fervorosos jacobitas. Derwentwater foi decapitado após a derrota jacobita na Batalha de Culloden em 1746.
O primeiro Grão Mestre francês foi eleito em 1738, na pessoa de Louis Pardaillan de Gondrin, Duque d'Antin (1707-1743). Segundo alguns autores, podemos falar de uma Grande Loja da França apenas a partir desse momento. É debatÃvel se o Duque d'Antin sucedeu diretamente Derwentwater, já que os Grãos Mestres ingleses eram eleitos apenas por um ano. Entre 1728 e 1738, parece ter havido apenas três Grãos Mestres britânicos na França, o que é muito pouco. Wharton foi Grão Mestre na França apenas uma vez, e Mac Leane e Derwentwater podem ter sido reeleitos várias vezes, mas é possÃvel que tenha havido outros Grãos Mestres britânicos dos quais não temos memória.
Quanto ao Duque d'Antin, que faleceu prematuramente em 1743, ele foi Grão Mestre por apenas cinco anos e não deixou rastros particulares no desenvolvimento da Grande Loja da França.

