(1732) 🇫🇷 Primeiras Lojas Francesas

22/05/1732

A Loja Inglesa Loge L'Anglaise foi fundada em Bordeaux, França, tornando-se uma das primeiras lojas maçônicas francesas.

A Loja L'Anglaise, fundada na cidade de Bordéus, França, em 1732, constitui um dos capítulos mais fundamentais e interessais da história da Maçonaria francesa. A sua origem está intrinsecamente ligada à presença britânica no movimentado porto da cidade, tendo sido estabelecida por um grupo de marinheiros mercantes ingleses e irlandeses, entre os quais se destacam os nomes de Martin Kelly, Nicolas Staunton e Jonathan Robinson. Por ser uma fundação de maçons britânicos, a loja operava sob a égide da Grande Loja de Londres, sendo assim uma filial da obediência inglesa em solo francês, o que explica o seu nome, "L'Anglaise" (A Inglesa). Nos seus primeiros anos, os trabalhos eram conduzidos em inglês, mas, com a crescente integração de membros locais, a língua francesa foi progressivamente adotada, tornando-se oficial por volta de 1743.

A sua existência foi marcada por uma notável longevidade e uma evolução institucional complexa. Ao longo do século XVIII e XIX, a L'Anglaise não apenas sobreviveu a períodos de turbulência política, como a Revolução Francesa, durante a qual as atividades maçônicas foram suspensas, como também desempenhou um papel ativo na expansão da Ordem. A loja deteve, em certos períodos, a autoridade para emitir constituições e fundar outras oficinas, tanto em França como no exterior, funcionando como um vértice de disseminação da prática maçónica. A sua relação com as grandes obediências foi dinâmica, alternando a sua lealdade entre a Grande Loja da Inglaterra e o Grande Oriente de França, em função de circunstâncias administrativas e políticas, chegando inclusive, no século XIX, a estar sob a proteção conjunta de ambas.

O legado da L'Anglaise culminou no início do século XX, quando, em 1913, juntamente com a loja "Le Centre des Amis", decidiu desvincular-se do Grande Oriente de França. Esta cisão foi um ato de profunda significância, pois estas duas oficinas tornaram-se as lojas fundadoras da Grande Loja Nacional Francesa (GLNF), uma nova obediência criada com o objetivo de estabelecer uma Maçonaria em França considerada "regular" perante os landmarks da Grande Loja Unida da Inglaterra. Desta forma, a L'Anglaise, que começou como uma célula da Maçonaria inglesa em Bordéus, encerrou o seu ciclo histórico como uma das pedras angulares da Maçonaria regular francesa, testemunhando e participando ativamente em mais de dois séculos de história maçónica.