(1599) 🏴 Loja Mary Chapel nº1
A Loja de Edimburgo (Mary's Chapel), No. 1, é uma loja maçônica em Edimburgo, Escócia.

Ela é designada como número 1 no registro de lojas da Grande Loja da Escócia, e como possui o mais antigo documento de reunião existente de qualquer loja maçônica ainda em operação (datado de 31 de julho de 1599), bem como a primeira referência histórica de um maçom não-operativo ou especulativo sendo iniciado como membro (em 1634), é reputada como a Loja Maçônica mais antiga não apenas na Escócia, mas no mundo.
Ela é frequentemente chamada de Mary's Chapel ou A Antiga Loja de Edimburgo Mary's Chapel. O primeiro nome deriva de suas origens antigas, quando se reunia na antiga capela de St. Mary's em Niddrie's Wynd, em Edimburgo, que foi demolida para dar lugar à South Bridge da cidade, concluída em 1788.
A loja se reúne atualmente no número 19 da Hill Street, na New Town, em um edifício erguido na década de 1820.
Projetado pelo arquiteto George Angus, o prédio foi construído como um "Academia de Desenho e Banhos por Assinatura" e foi comprado pela loja em 1893. É um edifício listado na categoria A.
O edifício é usado como um local de artes durante o Edinburgh Festival Fringe todo mês de agosto, quando é conhecido como Hill Street Theatre. É o local em operação contínua há mais tempo no Fringe, foi operado por mais de vinte anos pela Universal Arts, e agora é operado pela Edinburgh Little Theatre.

